A modalidade do skate que não se ajuda...

Pin It

Por Marcelo Sanzoni

Com quase 6 anos de mídia eu tenho ouvido muito de seu praticantes, e até concordo, são muitos os problemas estruturais que impedem que a modalidade de estar nas mídias, mesmo nas especializadas, e queria aproveitar este espaço para expor meu ponto de vista e tentar iluminar um pouco a cena.

A reclamação mais recorrente é a falta de união, turma A que não gosta da turma B e por isso fica difícil desenrolar coisas como campeonatos e eventos em geral, mas de verdade? O discurso não é sempre que é skate raiz e por amor? Se esse é o caso, você não precisa concordar 100% com o outro brother, vocês precisam concordar em fazer a cena acontecer! A briga de vocês não pode ser maior que o seu amor pelo skate!

Também se fala muito da falta de apoios e patrocínios, mas isto eu já vejo como uma consequência da falta de eventos e campeonatos, enquanto as turmas continuarem não se apoiando, não adianta esperar que uma marca olhe e veja como um investimento viável investir na sua modalidade, para eles continua sendo algo desorganizado e arriscado de investir o nome da marca, pelo o que eu conheço, empresário nenhum quer sua marca vinculada a algo zoneado.

Aí eu ouço, “Mas Marcelo, como vamos organizar eventos se a galera não cola?”, ai vem outra questão, a culpa é da galera que não ama a modalidade tanto quanto você, ou dos organizadores que não conseguem criar algo que seja atrativo para a galera, ou ainda a hipótese da galera não estar com saco de colar num evento onde o clima não é legal pelo motivo do início, falta de união.

Se for falar sobre falta de cobertura das mídias, nessa questão, como mídia eu enxergo o oposto, o pessoal da sua modalidade, consome as mídias com frequência? Porque só quem é sabe o quanto é frustrante tentar ajudar uma modalidade e não ver qualquer reconhecimento, digo tentar se doar em abrir um espaço para fortalecer e meio que a galera cag@# para isso. Sem contar que voltamos as tretinhas, porque se faz uma matéria sobre skatista X, o skatista Y vem te xingar, isso, literalmente te xingar explicando o porquê você não poderia fazer a matéria com um “lixo” como o skatista X.

Agora quero entrar no motivo mais comum, panela. A panela em geral que comanda tudo e que todos devem dizer amém a eles, caso contrário serão cortados ou boicotados, esse sempre foi o elefante branco no meio da sala, todos sabem que ele está lá, mas ninguém ousa em falar dele, pois caso contrário pode ser “boicotado”. Sério mesmo? Vocês ainda funcionam num sistema feudal? Estão com medo de meia dúzia de pessoas? E outra, quem são vocês da “panela” para impor suas ideias e ordens em cima dos outros? E nem sempre estamos falando de regras, já vi até casos de impor o que pode ser dito ou não no dia a dia dos skatistas, parece estranho né? Mas isso realmente ainda acontece.

E um dos últimos problemas(pois aqui não estão todos) que eu queria falar é sobre o EGO, sim, o ego é o que tem ferrado vocês, e vocês sabem muito bem disso, mania de um querer se impor que é melhor que o outro, que sua modalidade é melhor que a outra, pow! É tudo skate carai, cadê a união? Cadê a liberdade? Cadê a humildade? Tudo isso vai para o saco quando se trata de falar o quanto você é melhor que o outro? Cabeça no lugar galera, dentro de tudo que temos visto nos últimos tempos, tanto você quanto qualquer um se tornou uma formiguinha no geral, se não houver humildade, não adianta, a direção é que a modalidade continue esquecida mesmo, isso é um fato! Não importa o quanto você apareça na televisão, você apareceu! A modalidade não! Bora fortalecer a cena, vocês são mais do que isso!

Resumindo, isso tudo foi um resumo de vários problemas que já ouvi da galera, e sobre a modalidade? Pode ficar sussa, não foi indireta para nenhuma em específico, são problemas que tenho ouvido a anos sobre N modalidades, e não estou falando de uma ou duas ein, a intenção aqui foi mostrar o quanto de problemas iguais acontecem em várias modalidades diferentes e o quanto o skate ainda está desorganizado! Agora assim, se você leu tudo isso achando que eu estava falando da sua modalidade, então começa a entender que algo deve ser feito, e que você pode ser parte da solução! #eusouskatista

 

Ps.: O texto não visa denegrir nenhum skatista ou modalidade, foi criado basicamente baseado em centenas de experiências pessoais, todas juntas e misturadas, se alguém se sentiu ofendido ou atacado, mil desculpas, nunca foi minha intenção.

 


Marcelo Sanzoni 

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.