Homero Nogueira

Pin It

Pode-se imaginar um fotógrafo como um pintor de um quadro, considerando sutis diferenças. Ele escolhe seus pincéis e tintas antes da obra acontecer. Ao contrário do pintor, que lentamente observa o resultado de seu trabalho e vai utilizando os fios e pigmentos que julga mais convenientes para cada situação, quem fotografa posiciona seus flashes, opta pelo ISO em que confia, na abertura e velocidades que acredita que combinem, e aposta tudo no milissengundo do clique. É nesse momento, assim, de um instante pro outro, que o quadro fica pronto.

Além desses e de outras tantas variáveis, quem fotografa skate tem algumas preocupações extras. O maior de todos os detalhes não está sob o controle do fotógrafo: a manobra do skatista tem que sair. Ainda que toda a conjunção ocorra magicamente, se o pé escapar, o trabalho está perdido.

O fotógrafo Homero Silva Nogueira Filho, 45 anos, vive com intensidade sua paixão pela arte instantânea desde 1996, e é referência de qualidade em fotografia urbana de skate.

Formado em Fotografia pela Escola Panamericana de Artes e em Tecnologia da Produção em Cinema, Foto e Vídeo pela FMU (Faculdades Metropolitana Unidas). Homero, além da experiência fotográfica, fez uso de todo o conhecimento adquirido nesses mais de vinte anos de convívio com skatistas para selecionar um conjunto de trabalhos que, respeitando a diversidade de enfoques, se mostra único na relevância e representatividade do skate.