O capote vergonhoso não existe

Pin It

“Skate é uma arte, cair faz parte”

Quem nunca viu numa roda de conversa do rolê alguém dizendo que tomou um capote tão feio que dá até vergonha de falar? Então, na moral, tenha certeza que cada um naquele grupo tem um capote desses, porque assim como diz a frase “...cair faz parte”. 

O capotes/rola/vaca, ou sei lá como você chama na sua região, é a coisa mais comum do skate e é um fato, na maioria das vezes acontecem com coisas idiotas, com tricks que você tem na base ou até mesmo remando ou dropando(estou falando para nós meros skatistas do dia a dia, não profissionais), por quê? Porque é quando você está de boa e desatento, este é o momento que o capote chega chegando e não tem como evitar.

Alguns que já presenciei ou ouvi alguém falar são:

- Cair dando impulso: A pessoa estava dando impulso, ouvindo um som e olhando a paisagem quando sem aviso algum, o peso do skate foi para o lado e o brother meteu o pé na roda do skate travando tudo e mandando a gravidade para a casa do carai.

-Cair de pedrinha: Este é um clássico entre todos os skatistas, quem nunca? Andando normalmente e do nada me brota uma pedra do f*king nada e te arremessa a 50 metros de distância?

-Cair no drop: Testemunhas afirmam que já mandei uma dessas com o Mcgill, mas não sei de nada... hahahaha... Basicamente acontece quando os pés estão mal posicionados por desatenção ou porque você está tão animado em mandar seu melhor double com uma f*king lenda do skate mundial que acaba não percebendo que o drop é mais shallow do que você imaginava...

-Cair na poça: Andando normalmente em velocidade baixa e lá está, uma poça de água, se deu ao trabalho de tentar desviar? Não, nem sei se dava para desviar, mas o que acontece, o skate escorrega e te arremessa que nem um foguetinho de festa junina para deus sabe aonde.

-Cair na frente da(o) crush/câmera: São dois momentos icônicos, onde você normalmente vai ou tentar mandar a brava ou tentar mandar aquela que está na base, mas de uma forma absurda. Resultado, podem ser vários, de skate enfiado no meio das pernas, pisar no nose e ejetar, entre outros.

Se identificou com algum destes? Na verdade existem muito mais tipos, mas estes são uns que lembrei que foram engraçados, pois sim, capotes são engraçados, pois também são marcos de evoluções que te deixam aquela marca de que você viveu o skate naquele momento, skate sem capote não é skate, se você acha que andar de skate é andar de forma perfeita, você está errado, pois são os capotes que tornam os acertos em momentos mágicos que nada explica.

No final das contas, não existe capote que se deva ter vergonha, todo capote conta uma história de sua vida no skate, vergonhoso de verdade é ser um skatista que nunca caiu, a não ser que você seja um alienígena monstruoso, pois é o cair que te faz querer acertar e te faz evoluir cada dia mais, por isso vamos ter orgulho dos nossos capotes e compartilhar eles com o orgulho de ser skatista. #eusouskatista


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.