O Punk muito antes do Punk surgir. Parte 1

Pin It

Quando um sujeito chamado Link Wray, não muito satisfeito com a sonoridade que a guitarra e o amplificador faziam, depois de usar o overdrive em sua guitarra, e perfurar seu amplificador, sem querer ele acabou criando nada menos que um acorde chamado “Power Chord, mal sabendo ele que com esse acorde, ele transformaria a musica como era feita na época e seguido até hoje por gerações e gerações de bandas de garagem. Surge então o embrião do punk rock, onde podemos ver diversas bandas ao longo do tempo, utilizando das distorções para se conseguir o efeito desejado na musica.
Link Wray – Rawhide:

Com esse advento, bandas novas começaram a adotar esse riff em suas musicas, e o rock passou então a ser mais pesado e mais cru, sem a necessidade das melodias que eram muito influenciadas na época pelo jazz, blus, folk, e hillbilly. Um bom exemplo é a banda do inicio dos anos 60 chamada “The Wailers” (não confundam com a banda de reggae do mesmo nome!)
Nota-se uma ligação muito grande e muita influência de Link Wray em suas musicas, como vocês mesmo podem ver em “Wailin’ ”.
The “Fabulous” Wailers – Wailin’:

 

 Essa liberdade em poder usar acordes simples, distorcidos e repetidos aguçou a criatividade das bandas da época, principalmente as do Estados Unidos, onde surgiu um boom de bandas de garage com guitarras distorcidas e uma novidade: A distorção da voz, coisa que era-se incapaz de se cogitar em fazer na época. Com a facilidade de se gravarem discos compactos, bandas como The Trashmen começavam a surgir na cena também:
The Trashmen – Surfin’ Bird: 

A bagunça estava feita! O surf em alta, os primeiros indicios do skateboard, as festas colegiais, as bandas cada vez mais sujas e distorcidas como The Novas e até no Peru (?!?) como os Los Saicos!

 The Novas – The Crusher

 

Los Saicos – Demolicion

Bandas de garagem adolescentes surgiam a cada quarteirão onde integrantes de quinze, dezesseis anos, já lideravam bandas e animavam os bailes da época.
Bandas de todas as partes dos Estados Unidos lotavam festas, formaturas e shows. O rock não era mais bonzinho como aquele feito por Elvis Presley. Era sujo, mais intenso e mais frio. As letras falavam de moleques que trabalhavam duro para comprar um carro V8, que fosse o mais potente da vizinhança, uma prancha de surf, uma guitarra.. Todos queriam isso, pois o intuito maior era sair com a menina mais linda do colégio! Mas não eram só os rapazes que estavam, digamos, mais saidinhos. As meninas também! Já começavam a sair nas festas, a ter mais de um namorado, a dar os famosos “perdidos”.
Exemplo disso é a letra da excepcional “Liar Liar” com os Castaways. Reparem na idade dos integrantes. Nenhum ainda tinha dezoito anos!

Chorus:

Liar, liar, pants on fire
Your nose is longer than a telephone wire

Mentirosa, Mentirosa, Fogo nas calças
Seu nariz é maior que um cabo de telefone

Verse 1:

Ask me, baby, why I'm sad
You been out all night, know you been bad
Don't tell me different, know it's a lie
Come kill me, honey, see how I cry

Me pergunte, porque estou triste
Vc sai a noite toda, sendo bem ruim
Nao venha com desculpas, sei que é mentira
Me mate, linda, veja como choro

Verse 2:

Why must you hurt me, do what you do
Listen here, girl, can't you see I love you
Make a little effort, try to be true
I'll be happy, not so blue

Por que vc me machuca, faz o que faz?
Ouça aqui, menina, você não vê que eu te amo?
Faça um esforço, tente ser verdadeira
E eu serei feliz, e não tão triste.

[repeat chorus]

Verse 3:

If you keep on tellin' me those lies
Still goin' out with other guys
There'll come a day I'll be gone
Take my advice, won't be long

Se voce continuar a me dizer estas mentiras
Continuar saindo com outros caras
Vai chegar um dia que eu irei embora
Me ouça, isso não vai demorar

Verse 4:

When that day comes, won't be mad
Be free of you, but I'll still be sad
In spite of your cheatin', still love you so
I'll be unhappy if I let you go

Quando este dia chegar, não se zangue
Me livrarei de você, mas ainda estarei triste
Apesar da sua mancada, eu ainda te amo
Ficarei triste, se te deixar. 

Castaways – Liar, Liar